Skyrunning

     Existem muitas corridas que utilizam a montanha como terreno de jogo. Contudo, não é só a altitude e a distância que definem o Skyrunning. Nem todos os percursos dispõem de um espírito Skyrunning que é transmitido pelo verticalidade, desnível e dificuldade técnica do percurso escolhido.

     Uma prova de Skyrunning é uma corrida particularmente exigente e de elevada dificuldade técnica, que se aproxima do alpinismo, dexando muitas vezes os trilhos marcados para escolher um percurso rochoso, onde os caminhos nem sempre são evidente. Enquanto uma qualquer corrida na natureza pode escolher trilhos, caminhos bem definidos e/ou estradões que contornam uma montanha, uma prova de Skyrunning tem como objectivo o cume dessa montanha.

     Em termos simples, pode afirmar-se que uma corrida desta modalidade sai de uma localidade, vai ao topo da(s) montanha(s) e regressa ao local de partida. Para além disso, as paisagens escolhidas serão sempre de grande beleza, isto é, os espaços naturais de particular interesse estarão incluídos, o que implica que a preservação e o respeito pela natureza deverão estar sempre salvaguardados.

     Freita Skyrunning

     Freita Skyrunning 2018 é uma organização da Associação Desportiva e Cultural de Felgueira, em parceria com a câmara Municipal de Vale de Cambra e em cooperação com várias instituições públicas e privadas. 

     A prova tem início na localidade de Felgueira, aldeia às portas da Serra da Freita com as características e infraestruturas necessárias para a organização de uma prova do género e tendo já organizado várias actividades idênticas ao longo dos anos sempre sem carácter competitivo, tem agora reunidas as condições para a realização da mesma.      

Com uma equipa de trabalho experiente no que ao trail diz respeito, com vários anos de participação em provas nacionais e internacionais e ainda em organização de outras provas.

     Em 2017 o  objectivo era criar uma prova que pudesse crescer, e também que a mesma fosse homologada pela FCMP, e assim fazer parte do campeonato Português de skyrunning já em 2018. 

     A prova estará dividida em 3 competições de diferentes distâncias 42km, 21km, 4 km e também uma caminhada.

     A distância de 42 km, com o nome de Freita Skymarathon é uma prova onde a dificuldade será a maior, com um desnível positivo de 2800 m, apresentará um percurso com grandes subidas e descidas, muitas zonas técnicas, single-tracks, passará por levadas de água, rios e cascatas.

     A distância de 25 km, com o nome de Freita SkyRace, com um desnível positivo de 1500 m, será na sua parte inicial coincidente com a distância mais longa, ainda assim é um percurso técnico que tal como a distância mais longa atravessa levadas de água, rios e cascatas e alguns single-tracks.

     A distância mais curta de 4 km, como o nome de Freita Vertical conta com um desnível positivo de 850m.

      Os participantes irão passar onde muitos já passaram, levadas de água, caminhos utilizados pelos nossos antepassados para se deslocarem, florestas virgens, entre outros locais com paisagens extraordinárias. Passará pelas aldeias, envolvendo assim ao máximo as pessoas locais.

O percurso será na maior parte no concelho de Vale de Cambra, atravessando algumas zonas para Arouca e São Pedro do Sul.

     Queremos mostrar a Serra da Freita e as suas aldeias, envolver as populações, trazer o desporto de volta a estas terras e no fim ter atletas satisfeitos, com um evento onde todos se possam divertir e sentir em segurança.